Devocional Semanal – Tiago 1:5-8

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.
Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.
O homem de coração dobre (instável/dividido) é inconstante em todos os seus caminhos.
Tiago 1:5-8

Sabedoria, essa palavra do grego sophia foi usada de diversas maneiras e significados na bíblia. Entre eles cita-se:

  • Educação humana;
  • Sabedoria humana;
  • Filosofia e religião humana;
  • Treinamento divino;
  • Cristo, a sabedoria de Deus;
  • Dom da sabedoria;
  • Sabedoria celestial;
  • Entre outros.

No texto de Tiago, a palavra sabedoria poderia significar pelo menos esses itens supracitados: conhecimento, revelação, dom de Deus, treinamento e sabedoria celestial. A Bíblia segue dizendo que nos será dado quando e se pedirmos a Deus liberalmente com fé, sem duvidar. Se você precisa ler um pouco sobe fé, clica aqui que tem um devocional mais antiguinho nosso.

Sabe, uma parte que me chama bastante atenção nesse texto bíblico é referente a forma como pedimos sabedoria a Deus, que poderia ser uma “receita de bolo” para pedirmos absolutamente qualquer coisa para Ele em oração. A lista de itens de uma oração consciente onde Deus dá deliberadamente poderia se resumir nos seguintes itens:

  • Perceber a falta de algo: consciência de que precisamos de alguma coisa de verdade, que existe falta daquilo na sua vida. Obs.: não consigo encontrar nenhum exemplo melhor do que sabedoria, com o perdão do trocadilho, quanta sabedoria de Tiago ao escrever com esse exemplo;
  • Pedir a Deus: fazer com que sua necessidade seja conhecida de forma consciente através da oração;
  • Acreditar na oração: permanecendo firme no que foi pedido, com fé independente de qualquer mudança externa, sem duvidar;
  • Permanecer fiel com o corações em Cristo sem titubear, sem ficar dividido, sem ter um pé lá e outro cá se é que você me entende.

Muitas vezes ouvimos esse texto referenciando como passagem isolada para trazer luz sobre o valor da sabedoria e de quanto ela está ao nosso alcance. Bem, de fato o é, mas o que vejo prioritariamente e destaquei para nós nesse devocional semanal, é a retratação do melhor exemplo de pedido quando se trata de fazermos uma oração.

Peça sabedoria, mas não deve de orar com fé, acreditando, pedindo aquilo que realmente necessitamos, que o Senhor nos dá deliberadamente.

oracao-manha

Bjinhus e fiquem com Deus

 

 

 

Anúncios

4 comentários em “Devocional Semanal – Tiago 1:5-8

  1. Beatriz, eu havia comentado um outro post seu e acabei parando nessa devocional. Eu li o capítulo 1 de Tiago, e percebi que a palavra fé e perseverança tem destaque maior nesse capítulo, que também fala sobre você agir como cristão, guardando a lei e fazendo a obra de Deus, visitando órfãos e viúvas. Você explanou que orar com sabedoria é a chave para alcançarmos o coração de Deus, e digo que para se alcançar sabedoria, é preciso por em prática a nossa fé em Cristo Jesus e sair do campo da falácia, e agir em favor dos que necessitam, fazendo a obra de Deus, tudo isso corrobora para nosso desenvolvimento como pessoas de Cristo. Fique na paz e que Ele continue abençoando sua mente.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s