Provérbios 13:20

Attachment-1.jpeg

Sabe aquilo que sua avó dizia quando era criança: “quem anda com porco como farelo” ou ainda “diga-me com quem andas que te direi quem és”? Você pode até achar que algum desses ditos está escrito na Bíblia, mas não está, pelo menos não com essas palavras. Eles são os famosos ditados populares ou ainda como diria Deus, sabedoria na boca do povo.

Tenho refletido ultimamente sobre o poder das pessoas na nossa vida. Por exemplo, sabe quando precisamos tomar alguma atitude em nossa caminhada, que compartilhamos com alguém? Nem sempre esse alguém, ou muitas vezes “alguéns” são as pessoas corretas. A Palavra diz, guarde seu coração, pois dele procedem as fontes da vida (Pv 4).

Compartilhar com as pessoas aquilo que está no nosso coração é quase sempre perigoso.

Existem conselhos de insensatos (ditos amigos) que podem levar a vida do justo para o buraco, sem que nem um nem outro, sequer percebam. Muitas vezes o conselho não é por mal, só não há sabedoria alguma nele.

Particularmente tenho um temos enorme ao aconselhar alguém, peço sabedoria ao Pai todos os dias, e acredito que todos deveriam ser assim.

A Palavra de Deus é clara, ande com sábios e será sábio. Escolha bem suas companhias, escolha bem com quem compartilhar. Não é com o insensato, não é com o tolo, isso só traz dor. Sabe quando você precisa ser consolado, e compartilha com alguém que sequer sabe ouvir? A pessoa não para para prestar atenção direito e já sai falando o que acha certo fazer. O tolo não tarda ao falar, tarda ao ouvir. Imagine se dessa pessoa que nem sabe ouvir sairá o conselho do sábio. Deus usa mulas, vide Balaão (Nm 22 ) mas essa é a exceção.

Tenha sabedoria para escolher os sábios. Aqueles que meditam na Palavra de Deus, aqueles que compartilham do mesmo de sua alma, que tem a porção de Deus. Aqueles que sabem ouvir, que sabem amar.

Não compartilhe sua vida com tolos, ande com sábios, aprenda com quem tem a ensinar, e não é essa vida que ensina, quem ensina é a Vida. Cristo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s