Devocional – Sobre Tribulações

O livro de Romanos é um dos mais espetaculares na minha opinião, ele é um resumo, por assim dizer, de toda a Palavra de Deus. Um dos textos que mais amo está presente no capítulo 5 desse livro. Ele fala sobre esperança.

IMG_4273

O primeiro versículo que ressalto é:

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;
Romanos 5:3-3

Principalmente a parte onde ele diz que a tribulação produz perseverança. Mas, o que seriam tribulações?

Segundo o dicionário, tribulação é: Evento ou situação aborrecida, desagradável; aflição, tormento, adversidade: passou por numerosas tribulações. Sensação de tristeza, de aborrecimento, ocasionada por um dissabor ou por um desgosto; dor, infelicidade, amargura. Como isso tudo pode produzir algo bom como perseverança? Quem de nós não passa por períodos de tribulação que parecem não ter fim? Para quantos de nós o evento ou a razão dela não é claramente conhecido? Você pode se perguntar: Mas Bia, essas coisas todas só geram agonia, como podem gerar perseverança?

O que é perseverança? Perseverança: Qualidade de quem não desiste com facilidade; persistência: conseguiu o trabalho pelo seu excesso de perseverança. Característica ou particularidade de quem persevera, insiste; constância. A Bíblia nos diz que as tribulações nos ensinam a sermos perseverantes, isso já seria incrível por si só, mas como Deus é Deus, Ele continua…

a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.
Romanos 5:4-4

Caráter aprovado. Um caráter de acordo com o coração de Deus, que resulta na esperança. Ser mais parecidos com Jesus, isso é caráter aprovado, sermos fortes quando somos fracos. E o que seria então a esperança?

E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
Romanos 5:5-5

A esperança que Ele nos amou, que Ele quando morreu, não nos deixou sozinhos. A esperança que está dentro de nós, o melhor presente, o amigo para todas as horas, o melhor conselheiro de todos: o Espírito Santo de Deus. Que está conosco, até a esperança final que é a volta de Cristo.

Essa é a nossa força, a nossa esperança, a nossa fé.

Lembre-se das promessas já cumpridas e permaneça, seja fortalecido todos os dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s