A célebre frase, o óbvio muitas vezes não é dito, já é amplamente conhecida. Virou uma espécie de máxima real do dia a dia. No meio corporativo então é considerada uma afirmação comumente inquestionável. Só que, nem tudo é perfeito. Conhecer não quer dizer executar. Entender não quer dizer fazer. Parênteses: eu sei que não estou dizendo nada inovador ou mesmo original até agora, mas é o óbvio. Voltando ao raciocínio… Basicamente, frases simples como essa, simplesmente não são praticadas porque não há relevância onde não há relacionamento e, esse é o problema. Se o óbvio não é dito, então porque ele continua não sendo dito? Porque a gente continua usando a seguintes frases: mas não estava na cara? Isso era tão óbvio? Claro, evidente que sim ou que não, entre tantas outras interjeições inúteis para o próximo.
O desinteresse pelo próximo está muito evidente, infelizmente impregnado em nossa sociedade. Falta amor. Entendo que a relação em não dizer o óbvio está diretamente relacionada a isso. Deixe-me explicar, quando você não se importa, evita o relacionamento mais profundo, todos ficam vivendo na zona de conforto onde, quanto menos se revela mais interessante é o relacionamento. Então vivemos em meio a conversas vazias com a profundidade de um pires e está tudo bem, está tudo certo, esse é o ambiente controlado. Em um mundo onde os relacionamento não são prioridade, onde as conversas são as mais triviais possíveis, o óbvio fica não apenas subentendido, mas impossível se ser entendido pois, sequer é revelado o suficiente para ser vislumbrado. Vocês entendem como acaba se transformando em ciclo vicioso? Eu não me exponho, não me revelo, não me abro, aí você não me compreende e não consegue presumir nada de mim. Relacionamento modo automatic on.
VIVEMOS EM UM MUNDO ONDE O ÓBVIO PRECISA SER DITO POIS NÃO EXISTE INTIMIDADE PARA QUE ELE POSSA SER SUBENTENDIDO.
Resumo: se você não disser que não está tudo bem o outro não vai saber. Se você não disser o que gosta ou não o outro não vai saber. Se você não detalhar o que é claro pra você dificilmente será claro para o outro.
O óbvio precisa ser dito.
Você precisa se permitir.
Você precisa se importar.
Você precisa amar.